quinta-feira, novembro 24, 2005

Colóquio: "Promoção da Cultura Científica"

Conforme por nós aqui divulgado realizou-se hoje, 24.11.2005, o Dia Nacional da Cultura Científica, em Leiria, entre as 14.00 e as 17.45 horas, no Anfiteatro 1 da Escola Superior de Educação de Leiria (ESEL/IPL) o Colóquio Promoção da Cultura Científica - Perspectivas e testemunhos, com a presença do Professor Doutor Nuno Crato (ISEG) e da Engenheira Sara Sá (Revista Visão).


No site do Instituto Politécnico de Leiria o evento é assim referido:

"A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria vai assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de Novembro, no auditório 1, com dois eventos dedicados a essa temática.
Assim, pelas 14 horas, terá lugar o colóquio ‘Promoção da Cultura Científica. Perspectivas e Testemunhos’ que integra dois painéis. O primeiro subordinado ao tema ‘Desafios da Educação e Desafios da Divulgação Científica’, que será apresentado pelo professor doutor Nuno Crato, que desempenha, actualmente, funções de docente no ISEG, em Lisboa. O seu trabalho incide sobre séries temporais e previsão. É presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática e divulgador científico, colaborando regularmente no Expresso e nos programas de televisão ‘2010’ e ‘4xCiência’. Recebeu em 2003 o primeiro prémio da Sociedade Europeia de Matemática pelo seu trabalho de divulgação.
O segundo painel, apresentado por Sara Sá, incidirá sobre o tema ‘A Ciência e os Media: uma relação difícil?’. A oradora é licenciada em engenharia aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico e frequentou o curso de Jornalismo e Ciência no CENJOR. É jornalista da Visão, onde tem a seu cargo os temas de Ciência e Saúde.
Após o colóquio, pelas 16.30 horas será ainda apresentado o livro ‘Ciência a Brincar – Descobre o Céu!’, pelo co-autor, professor doutor Nuno Crato, que já publicou e participou em diversos livros, como ‘Eclipses’ e ‘Trânsitos de Vénus’. O livro que apresenta na ESE é um guia destinado a alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico."


De salientar a presença de dezenas de alunos da ESEL e de outras pessoas que encheram por completo a Sala (que ultrapassou todos os limites previstos), bem como a qualidade do novo livro do Doutor Nuno Crato, meu conhecido de outras andanças e que, com os Doutores Carlos Fiolhais, Constânça Providência e Manuel Paiva, fez um excelente livro para crianças.
A título pessoal, fiquei contente por ter estado com o ex-colega de Coimbra e Geólogo, Mário Acácio Oliveira, docente da ESEL/IPL, e, a presidir à sessão, ter encontrado uma ex-colega da Escola Secundária Infanta D. Maria (de Coimbra) a Professora Doutora Isabel Sofia Godinho Silva Rebelo, docente da ESEL/IPL, filha do antigo Magnífico Reitor da nossa Universidade de Coimbra, Professor Doutor Fernando Rebelo, conhecido docente das Geografias e especialista em Geografia Física...


Sem comentários: