terça-feira, setembro 13, 2005

Observação Astronómica em Leiria

No dia 12.09.2005 (2ª-feira) na Casa-Museu João Soares, em Cortes - Leiria, fiz uma actividade que eu acho muito interessante, integrada nas Comemorações do Ano Mundial da Física. Esta constou de uma pequena Palestra, pelas 19.30 horas, apoiada por um folheto da minha autoria (e de um amigo e astrónomo amador chamado João Nelson Ferreia) acompanhada de merenda oferecida pela Fundação Mário Soares. No fim desta Palestra houve perguntas e, a pedido de várias famílias, pudemos ainda ver Vénus e Júpiter nos Telescópios.Depois decorreu o visionamento do filme "Contacto", baseado no livro homónimo de Carl Sagan, e às 22.30 horas, no anfiteatro exterior, fizemos uma Observação Astronómica - Lua, Marte, Galáxia de Andrómeda, Nebulosa do Anel, vários enxames, várias estrelas duplas, constelações, tudo teve direito a ser visto através dos olhos, binóculos ou telescópios.
Estiveram presentes cerca de 100 pessoas, o que é bastante razoável e acima do inicialmente previsto... A actividade, que teve direito a divulgação na Internet, jornais regionais e locais e contou ainda com a presença de jornalistas e da Directora da Casa-Museu, Drª Ana Mercedes, terminou, por exaustão, às 01.00 horas.

Fotos do evento - a primeira no exterior, após a Palestra, a segunta, foto digital feita na ocular do telescópio e a terceira no Anfiteatro Interior, durante o filme:




Fotografias do evento tiradas pela Dr.ª Maria Adelaide Pinho (Presidente da Comissão de Leiria das Comorações do Ano Internacional da Física):




Sem comentários: